EnglishPortugueseSpanish

NOTICIAS COOPERFIBRA

Comunicadores das cooperativas de MT ampliam conhecimento

“Para reduzir a distância é necessário utilizar a comunicação” disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho na abertura do 10º Encontro de Comunicadores Cooperativistas de MT, que foi realizado no dia 05 de outubro, em Cuiabá. Durante a abertura também foi anunciado pela diretora da Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso (I.COOP), Janete Carmen Dalabarba que haverá uma turma de Pós-Graduação direcionada aos profissionais de comunicação das cooperativas, e que o projeto já esta em desenvolvimento para o ano que vem.

O Encontro de Comunicadores contou com dois momentos.  Durante a manhã com um Workshop sobre o Movimento SomosCoop, que se encontra na fase de apresentação as cooperativas através dos assessores. No período vespertino foi realizada uma oficina sobre Estratégia à mensuração de resultados na área de comunicação.

Movimento SomosCoop

O SomosCoop foi apresentado pela Gabriela Afonso Prado do Sistema OCB Nacional, que mostrou toda essência do movimento, desde o motivo que levou o sistema a pensar na criação dessa identidade. “Vimos a necessidade de nos juntarmos para falarmos uma só voz, porque estamos sempre tendo que explicar o que é o cooperativismo”, comentou Grabriela.

A criação da identidade do cooperativismo visa tornar esse modelo de organização econômica conhecido por todos, uma vez que, a cada seis pessoas uma esta ligada ao cooperativismo no mundo. Foi distribuído um material com um guia básico de como disseminar esse movimento dentro das cooperativas, pois segundo a representante da OCB Nacional “a mudança tem que começar dentro de casa, depois no relacionamento com o público, principalmente por nós que somos comunicadores, temos que saber explicar de uma forma que a pessoa entenda”.

Depois de apresentado o Movimento, os participantes trabalharam em grupos e avaliaram como a proposta do SomosCoop poderia ser aplicado em sua cooperativa, como forma de reconhecimento junto a comunicado onde se localiza. “Mais do que nunca é preciso mostrar ao cooperado o que é cooperativa e unir a família, para entendermos que não é somente ‘eu’, mas sim ‘nós’ e a educação é a base para resolver esse problema”, comentou um dos grupos.

Mensuração de Resultados

“Fazer menos e fazer melhor” foi uma das dicas dadas pela Mestre em Ciências da Comunicação da Aberje, Suzel Figueiredo durante o encontro. Suzel tratou de deixar aos participantes cinco premissas para desenhar métricas na comunicação das cooperativas, sendo elas: Planejamento, Objetivos, Metas, Indicadores e Mensagem.

“O fato de a comunicação não ser concreta, não significa que não possa ser mensurada, e fazer esse diagnóstico é importante para a cooperativa, para que se possa saber da eficiência daquilo que está sendo transmitido. Por isso, dentro do planejamento estratégico da área de comunicação, deve-se direcionar de 8% a 12% do recurso para diagnóstico e mensuração”, enfatizou a mestre em ciências da comunicação.

Outro ponto deixado pela Suzel é que “a mensagem é aquilo de mais rico que eu, profissional da comunicação tenho, por isso não se pode haver dúvidas, pois a comunicação é entendimento”.

A oficina contou com um momento de trabalho em grupo, onde os participantes tiveram que elaborar um projeto para área de comunicação, e o que eles poderiam de forma estratégica, mensurar dentro da cooperativa.

Por se tratar de um conteúdo bastante extenso e de extrema importância para a comunicação das cooperativas, a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso (OCB/MT), através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT), irá realizar em 2019 um curso de dois dias sobre mensuração de resultados para os assessores de comunicação das cooperativas.

Estiveram presentes profissionais das cooperativas: CEPEL, COOPEAMAT, COOPEMA, COOPERFIBRA, COOPERFRENTE, COOPES, COOPTRANS/MT, PRIMACREDI, SICOOB CENTRAL MT/MS, SICOOB UNIAO, SICREDI CENTRAL CENTRO NORTE, SICREDI OURO VERDE, SICREDI SUDOESTE MT, SICREDI SUL, UNICRED, UNIMED – VALE DO SEPOTUBA, UNIMED CUIABÁ.

fonte: OCB-MT

A Cooperfibra utiliza cookies armazenados apenas em caráter temporário a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Cooperfibra.