A segurança no trabalho tem como objetivo a segurança e saúde ocupacional dos trabalhadores, trabalha com foco em duas áreas, a prevenção de doenças que possam ser causadas por riscos existente no ambiente de trabalho e a prevenção de acidentes de trabalho que podem causar lesões de diversas gravidades nos trabalhadores, havendo doenças podem haver mais ações trabalhistas contra a empresa, havendo acidentes com lesões podem haver ações trabalhistas com indenização para o trabalhador acidentado.

 

É uma área que Atua em cima de normas, no brasil chamadas de NRs ou Normas Regulamentadoras. Estas normas estão inclusa na portaria 3.214 lei 6.514 da CLT, nas quais cabe ao ministério do trabalho fiscalizar o seu cumprimento pelas empresa.

 

Basicamente o setor de segurança trabalha aplicando estas normas no ambiente de trabalho prevenido e reduzindo assim riscos de acidentes e doenças do trabalho bem como preparando a empresa para receber fiscalizações do ministério do trabalho e não sofrer autuações, não serem multadas por descumprimento dessa normas. É valido ressaltar que além dessas autuações sujeitas à segurança também deixa a empresa mais segura documentalmente falando quanto a ações trabalhistas promovidas pelos funcionários.

 

Na cooperfibra a atuação da segurança é feita seguindo essas NRs, as aplicáveis ao ramo de atividade.