A Unidade de Armazenagem de Grãos foi construída em 2008 para atender aos cooperados que, além do algodão também produziam milho e soja. Ao longo dos anos, houve a necessidade da ampliação desta estrutura.
Em agosto de 2020 ocorreu o desmembramento da Unidade de Armazenagem de Grãos, que passou a ser uma cooperativa independente – Coopergrãos. Hoje a Unidade atua como uma cooperativa parceira da Cooperfibra com gestão compartilhada. Em 15 de setembro de 2020 foi iniciada uma nova etapa de ampliação da capacidade de descarga de grãos com a construção de dois silos pulmões com capacidade de 25.000 sacas cada um.
O produto recebido e armazenado na Coopergrãos, além de passar pelo beneficiamento, limpeza e secagem, é acompanhado diariamente por um responsável técnico em período integral, sendo monitorado 24 horas por dia por um sistema automatizado de controle de termometria e umidade, recebendo também controle fitossanitário, garantindo assim a melhor qualidade ao produtor.
A Coopergrãos também oferece um trabalho interno de padronização agregando valor ao produto do agricultor, aferição da classificação feita pelos compradores, garantindo a real qualidade do produto vendido pelos seus cooperados.